Fisiologia Geral 2014-2 Dom Bosco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As veias também trabalham contra a gravidade.

2 participantes

Ir para baixo

As veias também trabalham contra a gravidade. Empty As veias também trabalham contra a gravidade.

Mensagem por Vanessa Polak Qui Out 23, 2014 2:53 pm

Mecanismos que auxiliam o sangue a vencer a ação da gravidade.

Devido à posição ereta do homem, o sangue que retorna das pernas para alcançar o coração, correndo de baixo para cima, tem que vencer a ação da gravidade e outros obstáculos a este retorno. Quando estamos deitados, e principalmente com as pernas para o alto, o sangue retorna facilmente pelas veias. Quando estamos sentados ou em pé, o sangue tem dificuldade para retornar ao coração devido à ação da gravidade. A própria força de bombeamento do sangue pelo coração para os tecidos é um importante fator a auxiliar o seu retorno. Essa força de impulsão é contínua e graças a ela , mesmo quando o indivíduo permanece sem se movimentar, de pé, sentado ou deitado, o sangue venoso continua a fluir ininterruptamente em direção ao coração. Além dessa força de impulsão, a natureza criou outros mecanismos para vencer a gravidade e auxiliar o retorno do sangue dos pés ao coração:

A presença de pequenas válvulas no interior das veias que deixam o sangue passar em direção ao coração mas impedem que o sangue volte. São pequenas estruturas ("saquinhos ou bolsinhos") em seu interior e que impedem o refluxo sangüíneo, pois quando isto se dá, elas se enchem, ocluindo toda a luz (orifício) da veia, impedindo que o sangue desça. As válvulas existem em quase todas as veias, mas são mais numerosas nas pernas;
Durante uma caminhada normal, o contato da sola do pé de encontro ao chão, pressiona uma rede venosa aí existente que impulsiona o sangue dos pés em direção às pernas, e a seguir a musculatura das panturrilhas ("barriga das pernas") bombeia o sangue das veias de volta ao coração.

Vanessa Polak

Mensagens : 22
Data de inscrição : 13/08/2014
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

As veias também trabalham contra a gravidade. Empty Re: As veias também trabalham contra a gravidade.

Mensagem por Vanessa Polak Qui Out 23, 2014 2:54 pm


Vanessa Polak

Mensagens : 22
Data de inscrição : 13/08/2014
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

As veias também trabalham contra a gravidade. Empty Re: As veias também trabalham contra a gravidade.

Mensagem por ALECI Dom Nov 02, 2014 1:28 pm

Válvulas venosas
São estruturas internas das veias destinadas a facilitar a volta do sangue para o coração.. Quando seu funcionamento é normal, as válvulas das veias das pernas se abrem para a passagem do sangue venoso em direção ao coração. E se fecham para impedir que o sangue retorne no sentido oposto.
É um trabalho constante e vários fatores, como hereditariedade e a ação de hormônios, podem comprometer as veias, fazendo com que as válvulas se tornem ineficientes. O sangue, então, flui para o lado “errado” e, em parte, fica estagnado nas veias provocando o aumento da pressão interna, dilatação anormal das veias e a formação de varizes.

• Bomba muscular da panturrilha
A contração dos músculos da panturrilha (batata da perna) também auxilia o retorno do sangue em direção ao coração. Ao se contrair, a panturrilha exerce pressão sobre as veias do sistema venoso profundo, que ficam embaixo dos músculos, “bombeando” o sangue para cima. A maior parte do sangue venoso, entre 85% a 95%, retorna pelo sistema venoso profundo. Por isso, muitos médicos se referem à panturrilha como o “coração da perna”.

ALECI

Mensagens : 25
Data de inscrição : 15/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

As veias também trabalham contra a gravidade. Empty Re: As veias também trabalham contra a gravidade.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos