Fisiologia Geral 2014-2 Dom Bosco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Adaptação dos Tipos de Fibras Musculares

3 participantes

Ir para baixo

Adaptação dos Tipos de Fibras Musculares Empty Adaptação dos Tipos de Fibras Musculares

Mensagem por Rafael Souza Ter Out 21, 2014 8:33 am

Alguém sabe como e porque ocorre a adaptação de um tipo para o outro?

Rafael Souza

Mensagens : 15
Data de inscrição : 12/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptação dos Tipos de Fibras Musculares Empty Re: Adaptação dos Tipos de Fibras Musculares

Mensagem por LucasBueno Seg Nov 03, 2014 11:08 am

Rafael, procurei sobre a adaptação, e as unicas informações que encontrei que as fibras podem sofrer adaptação atraves do hormonios sinteticos como testosterona,GH( hormonio do crescimento), insulina. ja de forma natural nao consegui encontrar, e tambem tenho essa duvida se uma pessoa predominante de tal fibra consiga mudar sua predominancia com o treinamento

LucasBueno

Mensagens : 41
Data de inscrição : 02/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptação dos Tipos de Fibras Musculares Empty Re: Adaptação dos Tipos de Fibras Musculares

Mensagem por Raphael Galan Seg Nov 03, 2014 12:47 pm

Um dos fatores externos de grande importância na alteração do comportamento das fibras musculares é o exercício físico (Goldspink, 1998; Williamson et al., 2000; Pette, Staron, 2001; Williamson et al., 2001; Parcell et al., 2003), que permitirá transição das fibras tanto no sentido de lento para rápido (I=>IIA=>IID=>IIB) quanto de rápido para lento (IIB=>IID=>IIA=>I), sendo que essa mudança não se dá sempre para os extremos, mas para aquelas fibras que melhor respondem metabolicamente ao estímulo aplicado. Essas transições se dão através da modulação da intensidade e duração do treinamento (Bompa; Cornacchia, 1998; Andersen et al., 2000). A aplicação de um treinamento físico de baixa intensidade e longa duração pode induzir uma conversão de fibras rápidas em fibras lentas, por outro lado, um treinamento de alta intensidade e curta duração pode causar um resultado oposto, isto é, conversão de fibras lentas para rápidas (Caiozzo et al., 2000; Campos et al., 2002).

   As respostas adaptativas ao treinamento são resultados de convergências entre fatores intrínsecos aos exercícios executados e as condições endógenas/exógenas interferentes na qualidade de vida do sujeito (Figura 3). Rietveld (1996) sugere que os organismos são controlados homeostaticamente, com uma série de fatores que se manifestam para permitir uma adaptação ótima às condições do meio. O treinamento físico busca, por meio de estratégias metodológicas fundamentadas no conhecimento científico, a aplicação de um conjunto de estímulos que desequilibrem a homeostasia do sistema morfofuncional do organismo e, desta forma, providencie um estímulo para a adaptação. O desequilíbrio em homeostasia requererá do organismo a reorganização de seu mecanismo funcional para o restabelecimento de um estado homeostático ideal: a adaptação positiva será o resultado de uma alternância corretamente programada entre indução de estresse e regeneração. Assim, o organismo adapta-se ao agente estressor tanto que, se um mesmo estímulo for imposto novamente após a ocorrência da adaptação, os mecanismos homeostáticos não serão rompidos na mesma extensão (Fry et al., 1992).

Adaptação dos Tipos de Fibras Musculares Adaptacoes-moleculares-das-fibras-musculares-05

Raphael Galan

Mensagens : 25
Data de inscrição : 28/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptação dos Tipos de Fibras Musculares Empty Re: Adaptação dos Tipos de Fibras Musculares

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos