Fisiologia Geral 2014-2 Dom Bosco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Células Caliciformes produtoras de muco

2 participantes

Ir para baixo

Células Caliciformes produtoras de muco Empty Células Caliciformes produtoras de muco

Mensagem por Diogenes Felipe Ter Nov 25, 2014 6:58 am


As células caliciformes realizam secreção de muco apresentando numerosas gotículas ricas em posissacarídeos na sua parte apical.

Na porção inicial das vias aéreas o epitélio se apresenta mais alto e com maior número de células caliciformes. O muco produzido nessa região prende microorganismos e partículas inertes, sendo deslocado ao longo da superfície epitelial em direção à faringe, pelo batimento ciliar sincrônico. Esse descolamento do muco protetor representa importante mecanismo de defesa do aparelho respiratório.

Fonte: http://estudmed.com.sapo.pt/histologia/celulas_caliciformes_2.htm

Diogenes Felipe

Mensagens : 20
Data de inscrição : 31/07/2014
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Células Caliciformes produtoras de muco Empty Re: Células Caliciformes produtoras de muco

Mensagem por TAIS Ter Nov 25, 2014 6:04 pm

Célula caliciforme ou célula em "gobelet" ("cálice", em francês) é uma célula colunar encontrada nos epitélios das mucosas dos tratos respiratório e digestivo. São células glandulares polarizadas (apenas secretam numa porção da membrana celular) do tipo mucoso. Elas secretam mucina, que se dissolve na água formando muco. Elas usam tanto os mecanismos apócrino e merócrino para a secreção da mucina.

As células caliciformes são facilmente identificadas pelo seu núcleo basal e restante volume celular ocupado por grandes e redondos grânulos de muco. Na visualização pelo microscópio óptico convencional, geralmente o tecido é submetido ao preparo histológico de inclusão em xilol, o que faz o muco ser removido. Na coloração de rotina em HE (hematoxilina e eosina) a região dos grandes e redondos grânulos de muco é visto em coloração clara.

TAIS

Mensagens : 66
Data de inscrição : 29/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos