Placa motora

Ir em baixo

Placa motora

Mensagem por jaymeandrioli em Seg Nov 10, 2014 8:49 pm

O neurônio motor despolariza, liberando acetil-colina que se liga nos receptores da placa motora. Quando acetil-colina se liga no receptor, abrem-se pequenos canais de sódio que vai entrar na placa motora a atingir o limiar de potêncial e vai despolarizar. A placa motora está ligada por canais GAP na célular muscular, então se a placa motora despolarizar, a célula muscular também irá despolarizar.

jaymeandrioli

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/08/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Placa motora

Mensagem por TAIS em Ter Nov 18, 2014 4:33 pm

Uma junção neuromuscular (ou junção mioneural) é a junção entre a parte terminal de um axónio motor com uma placa motora (ou sinapse neuromuscular), que é a região da membrana plasmática de uma fibra muscular (o sarcolema) onde se dá o encontro entre o nervo e o músculo permitindo desencadear a contração muscular.

Na junção neuromuscular o neurotransmissor utilizado é a acetilcolina. A fibra nervosa ramifica-se no final, para formar a placa terminal. que se invagina para dentro da fibra muscular, mas repousa inteiramente na parte externa da membrana.


Visão detalhada de uma junção neuromuscular:
1. Terminal pré-sináptico
2. Sarcolema
3. Vesícula sináptica
4. Receptor de aceticolcolina nicotínico
5. Mitocôndria
A placa motora é o local em que um estímulo elétrico tem de ser transformado em movimento, através de alguns mediadores químicos, o principal dos quais a acetilcolina, permitem essa transformação.

As sinapses, incluindo as placas motoras e o sistema nervoso autônomo sao colinérgicos, isto é, liberam acetilcolina.

TAIS

Mensagens : 66
Data de inscrição : 29/07/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum