Fisiologia Geral 2014-2 Dom Bosco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistema Endócrino

+6
Fillipe Santos
Madjer
Rafael Ferreira
Bruno paz
RAYSA REICHARDT
Nathasha da Rocha
10 participantes

Ir para baixo

Sistema Endócrino Empty Sistema Endócrino

Mensagem por Nathasha da Rocha Dom Set 14, 2014 7:04 pm

A função do sistema endócrino é regular o metabolismo, o volume e o conteúdo de líquidos, crescimento, maturação, desenvolvimento sexual, senescência e o comportamento. Os sistemas nervoso e endócrino trabalham juntos para manter o homeostasia.
Os hormônios são moléculas sinalizadoras conduzidas pela circulação sanguínea (endócrina), por axônios neurais e circulação sanguínea(neuroendócrina) ou por difusão local(parácrina, autócrina).

A sensibilidade de um organismo à ação hormonal é expressa com a concentração do hormônio que produz metade da atividade máxima. A sensibilidade pode ser influenciada por mudanças no número de receptores, afinidade, degradação hormonal ou antagonistas competitivos. O efeito máximo produzido por concentrações saturantes do hormônio pode ser influenciado pelo número de células-alvo, número de receptores, concentração das enzimas-alvo ou não competitivos.
A secreção hormonal é medida diretamente pelo gradiente de concentração arteriovenoso e taxas de fluxo através da glândula. Clinicamente, os níveis plasmáticos e as taxas de excreção urinária são usados como índices das taxas de secreção hormonal. Esses índices são válidos enquanto a remoção metabólica ou renal do hormônio está normal.

Sistema Endócrino Ivebg3

O sistema endócrino forma mecanismos reguladores precisos, comunicando com o sistema nervoso, este por sua vez proporciona ao sistema endócrino informações a respeito do meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Sendo assim, o sistema endócrino e o sistema nervoso exercem ação na coordenação e regulação das funções corporais.

A hipófise, o hipotálamo, a tireóide, as supra-renais, o pâncreas e as gônadas (ovários e testículos) são os órgãos principais que formam o sistema endócrino.

A tireóide produz hormônios T3 (ou tri-iodotironina) e T 4 (ou tiroxina); é uma pequena glândula, situada na região anterior do pescoço, em frente a passagem do ar (traquéia) e abaixo do pomo-de-Adão. Esses hormônios são responsáveis pelo controle do metabolismo.

A função do pâncreas, glândula localizada atrás do estômago, é auxiliar na manutenção dos níveis normais de glicose no sangue através da insulina e do glucagon.

A hipófise possui uma função complexa e essencial para o bem-estar geral da pessoa. Divide-se em duas partes: a anterior (ou adeno hipófise) e a posterior (ou neuro-hipófise). A primeira é responsável pela produção dos hormônios prolactina, hormônio do crescimento, hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), hormônio estimulador da tireóide (TSH), hormônio luteinizante (LH), hormônio folículo estimulante (FSH). A hipófise posterior armazena e secreta os hormônios ocitocina e o hormônio Anti-Diurético.

As supra-renais localizam-se acima dos rins e produz os hormônios cortisol, Aldosterona, Andrógenos adrenais, adrenalina e noradrenalina.

O hipotálamo é localizado acima da hipófise e produz hormônios que atuam diretamente na mesma, para estimular ou inibir a liberação dos hormônios hipofisários.

Os ovários são responsáveis pela produção do estrógeno e a progesterona, os dois hormônios sexuais, femininos mais importantes.

Os testículos produzem o hormônio sexual masculino, testosterona.

Sistema Endócrino 2epocoy

Nathasha da Rocha

Mensagens : 33
Data de inscrição : 08/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema Endócrino Empty Re: Sistema Endócrino

Mensagem por RAYSA REICHARDT Qua Set 17, 2014 5:38 pm


RAYSA REICHARDT

Mensagens : 36
Data de inscrição : 29/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema Endócrino Empty Re: Sistema Endócrino

Mensagem por Bruno paz Qua Set 17, 2014 6:16 pm


Qual a diferença das glândulas endócrinas das exócrinas?

Bruno paz

Mensagens : 26
Data de inscrição : 29/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema Endócrino Empty Re: Sistema Endócrino

Mensagem por Nathasha da Rocha Qua Set 17, 2014 7:08 pm

As Glândulas Exócrinas eliminam suas secreções para fora do corpo, como é o caso das glândulas sudoríparas, sebáceas e mamárias.
Já as Glândulas Endócrinas eliminam suas secreções na corrente sanguínea, como a hipófise.
Também existem as glândulas Mistas, como os testículos e o pâncreas, que eliminam tanto para fora quanto para dentro da corrente sanguínea.

Nathasha da Rocha

Mensagens : 33
Data de inscrição : 08/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema Endócrino Empty Re: Sistema Endócrino

Mensagem por Rafael Ferreira Qua Set 17, 2014 7:10 pm

glândulas endócrinas não possuem ductos (tubos), ao contrário das glândulas exócrinas, que os têm, e os utilizam para transportar suas secreções para locais específicos.

Rafael Ferreira

Mensagens : 21
Data de inscrição : 29/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema Endócrino Empty Re: Sistema Endócrino

Mensagem por RAYSA REICHARDT Qua Set 17, 2014 8:39 pm

Regulação hormonal por FEED-BACK


Como a glândula endócrina “sabe” quanto de hormônio deve liberar no sangue?

Essa pergunta já vem sendo respondida a tempo pelos cientistas. A regulação da secreção de diversos hormônios é feita por um mecanismo conhecido como feed-back negativo.
A expressão inglesa feed-back (traduzida como “retroalimentação”) é usada para indicar a regulação de uma glândula pelo seu próprio produto final. O feed-back é negativo porque o aumento do produto final inibe a atividade da glândula.



Regulação da tireotrofina por feed-back


Um exemplo de feed-back negativo é o controle exercido pela hipófise sobre a glândula tireóide. A hipófise produz um hormônio trófico, a tireotrofina, que estimula a tireóide a liberar os hormônios tiroxina e triiodotironina. Quando esses hormônios atingem determinada concentração no sangue, passam a inibir a produção de tireotrofina pela hipófise.
Quando a taxa de tireotrofina no sangue diminui, diminuem também as taxas de tiroxina e triiodotironina no sangue. Desfaz-se, assim, o efeito inibitório sobre a hipófise, que aumenta a produção de tireotrofina, reiniciando o ciclo regulatório.





RAYSA REICHARDT

Mensagens : 36
Data de inscrição : 29/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema Endócrino Empty Re: Sistema Endócrino

Mensagem por Madjer Qui Set 18, 2014 10:24 am

Qual é a função da glândula pineal?

Madjer

Mensagens : 16
Data de inscrição : 01/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema Endócrino Empty Re: Sistema Endócrino

Mensagem por Fillipe Santos Qui Set 18, 2014 2:00 pm

A Glândula Pineal, também conhecida como epífise neural, é uma glândula endócrina de tamanho pequeno localizada na parte superior do terceiro ventrículo do encéfalo, ou seja, na parte central do cérebro humano e tem a função de secretar a melatonina, hormônio responsável pela regulação dos ritmos do corpo (ciclos circadiano), relógio biológico e o sono.

Fillipe Santos

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema Endócrino Empty Re: Sistema Endócrino

Mensagem por Raphael Galan Qui Set 18, 2014 3:02 pm

Glândula Pineal

Características principais:
Possui uma estrutura cinza-avermelhada;
Tem o tamanho de um grão de ervilha;
Tem origem em células neuro ectodérmicas;
Possui a superfície revestida por uma cápsula pial.

Funcionamento :Durante a escuridão da noite e sono, a glândula pineal funciona mais, produzindo maior quantidade de melatonina. Já durante a claridade da luz do dia é produzida uma quantidade menor deste hormônio.

A glândula pineal produz maior quantidade de melatonina nas crianças do que nos adultos. Por isso, que as crianças, no geral, necessitam dormir mais do que os adultos.

A palavra pineal tem origem no termo grego pinealis que significa “em forma de pinha”.
Sistema Endócrino Glandula_pineal

Raphael Galan

Mensagens : 25
Data de inscrição : 28/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema Endócrino Empty Re: Sistema Endócrino

Mensagem por RAYSA REICHARDT Qua Set 24, 2014 4:57 pm

Papel funcional da melatonina na regulação da ritmicidade biológica

Essas características de produção e secreção de melatonina determinam, portanto, o papel fisiológico da glândula pineal: sinalizar para o meio interno, pela alternância entre a presença (ou maior concentração) e ausência (ou menor concentração) diária (amplitude da curva circadiana) de seu principal hormônio (melatonina) na circulação e nos diversos líquidos corpóreos, se é noite ou dia no meio exterior e, ainda, através das características do seu perfil plasmático noturno (duração do episódio secretório de melatonina), qual é a estação do ano.

Dessa forma, a glândula pineal, associadamente aos núcleos supraquiasmáticos hipotalâmicos, constitue parte importante do sistema neuro-endócrino responsável, em última instância, pela organização temporal dos diversos eventos fisiológicos e comportamentais, necessidade fundamental para a adaptação do indivíduo e da espécie às flutuações temporais cíclicas (previsíveis, portanto) do meio ambiente.

Além disso, a produção de melatonina varia de forma importante ao longo dos diversos momentos do desenvolvimento ontogenético, sendo, na especie humana, máxima nos primeiros anos de vida, caindo imediatamente precedendo a puberdade e tornando-se mínima com a idade avançada. Dessa forma, postula-se para a melatonina, também, um importante papel na determinação das modificações fisiológicas associadas ao ciclo de vida (crescimento, amadurecimento e envelhecimento).

RAYSA REICHARDT

Mensagens : 36
Data de inscrição : 29/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema Endócrino Empty Re: Sistema Endócrino

Mensagem por nayalematias Qui Set 25, 2014 10:30 am

qual a função do paratormônio?

nayalematias

Mensagens : 31
Data de inscrição : 13/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema Endócrino Empty Re: Sistema Endócrino

Mensagem por wilian lopes da silva Qui Set 25, 2014 10:48 am

nayalematias escreveu:qual a função do paratormônio?
O paratormônio (PTH), também conhecido como hormônio da paratireóide, é definido como um hormônio polipeptídico secretado pelas paratireóides, que liga-se a receptores de membrana em células-alvo (nos ossos, rins e intestino) e atua estimulando a captação de cálcio para o meio extracelular, aumentando a concentração sérica de cálcio e diminuindo a de fosfato. Além de exercer essa função, o PTH regula, nos rins, uma enorme gama de funções na célula epitelial, incluindo a ativação de uma enzima envolvida na síntese de calcitriol (forma ativa da vitamina D encontrada no corpo), a expressão de receptores de vitamina D e o transporte iônico de cálcio, fosfato e outros íons.

wilian lopes da silva

Mensagens : 9
Data de inscrição : 31/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema Endócrino Empty Re: Sistema Endócrino

Mensagem por tayson grassi Qui Set 25, 2014 6:26 pm

O PTH é um hormônio secretado pela glândula paratireóide, cuja função principal é de regular o teor de cálcio e fósforo no organismo. Atua aumentando o número de osteoclastos, promovendo ativa osteólise osteocítica. Atua também modulando a atividade osteoblástica. O PTH funciona aumentando a liberação de cálcio e fósforo dos ossos e diminui a perda de cálcio pela urina e aumenta a excreção urinária de fósforo.

O PTH aumenta a reabsorção do ion cálcio no túbulo renal distal e diminui a reabsorção de fósforo no túbulo proximal. Quando os níveis séricos de cálcio esta baixo ocorre um aumento da secreção do PTH.

A glândula paratireóide é formada por 4 glândulas situada na porção posterior da glândula tireóide.

1. Glândula Tireóide

2. Glândulas Paratireóides

Sistema Endócrino 255j0ah

tayson grassi

Mensagens : 30
Data de inscrição : 26/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema Endócrino Empty Re: Sistema Endócrino

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos