Fisiologia Geral 2014-2 Dom Bosco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

HIIT X MUSCULAÇÃO

Ir para baixo

HIIT X MUSCULAÇÃO  Empty HIIT X MUSCULAÇÃO

Mensagem por Lucinei Dom Nov 30, 2014 7:54 pm

Um estudo recente de pesquisadores da USP avaliou quatro grupos, um que fazia musculação, um que fazia HIIT, um que combinava ambos e um grupo controle. A musculação seguiu um modelo de periodização envolvendo 12 a 6RM. O intervalado foi realizado na esteira, seguindo o modelo de 60”:60”. O combinado realizava os dois na mesma sessão, iniciando cada dia com um. Tudo foi realizado duas vezes por semana. Ao final, os resultados mostraram que as fibras musculares aumentaram apenas o grupo que fez a musculação sozinha. O grupo que combinou a musculação com HIIT até teve uma tendência de ganho, mas não chegou a ser significativa. Já o HIIT sozinho não deu nada. Ou seja, se você quer maximizar a hipertrofia, não vá inventar de correr, seja em baixa, seja em alta intensidade. Simples assim.

Não estou dizendo que fazer HIIT vá te impedir de ganhar músculos e nem sugerindo que seja proibido fazê-lo. No entanto, deve-se entender, que as atividades devem ser selecionadas de acordo com seu objetivo. Por exemplo, se você precisa colocar um prego na parece, certamente um martelo será mais útil que uma chave de fenda! Isso não quer dizer que a chave de fenda é uma ferramenta ruim, eu apenas não usaria uma nesse caso. O problema é que tem gente querendo usar todas as ferramentas da caixa, aí acaba de embananando!

Por isso, sempre que me questionam se é bom combinar HIIT e musculação, minha pergunta é: para que? Caso queira hipertrofia, não vejo necessidade. Caso queria emagrecer, pode ser interessante, mas saiba que vai atrapalhar a hipertrofia. Caso queira emagrecer e hipertrofiar, pode ficar só com a musculação. Mas caso queira ser maratonista, fisiculturista, glúten free, vegetariana, baladeira… aí é melhor pedir ajuda para outro Paulo, o São Paulo. Pois eu posso até ser bom, mas não faço milagres! Então, decidam o que querem de suas vidas, povo!

(Paulo Gentil)

de Souza EO1, Tricoli V, Aoki MS, Roschel H, Brum PC, Bacurau AV, Silva-Batista C, Wilson JM, Neves M Jr, Soares AG, Ugrinowitsch C. Effects of concurrent strength and endurance training on genes related to myostatin signaling pathway and muscle fiber responses. J Strength Cond Res. 2014 Nov;28(11):3215-23.

Lucinei

Mensagens : 8
Data de inscrição : 06/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos