Fisiologia Geral 2014-2 Dom Bosco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SISTEMA NERVOSO CONTROLE RÁPIDO DA P.A.

2 participantes

Ir para baixo

SISTEMA NERVOSO CONTROLE RÁPIDO DA P.A. Empty SISTEMA NERVOSO CONTROLE RÁPIDO DA P.A.

Mensagem por Alex Inácio Nunes Ter Nov 11, 2014 8:10 am

Uma das mais importantes funções do controle nervoso da circulação, é sua capacidade de causar aumentos rápidos da pressão arterial. Para isso , todas as funções vaso constritoras e cardioaceleradoras do SNS são estimuladas simultaneamente. Ao mesmo tempo, ocorre a inibição recíproca de sinais inibitórios Parassimpáticos vagais para o coração. Assim, ocorrem a um só tempo três importantes alterações. Cada um ajudando a elevar a PA. As alterações são as seguintes :

1- A grande maioria das arteríolas da circulação Sistêmica se contrai, oque aumenta muito a resistência periférica total, aumentando assim a PA.

2 - As veia em especial se contraem fortemente (  embora os outros grandes vasos da circulação também o façam ), oque desloca sangue para fora dos grandes vasos sanguíneos periféricos, em direção ao coração, aumentando o volume nas câmaras cardíacas. O estiramento do coração então, aumenta intensamente a força dos batimentos, bombeando maior quantidade de sangue, o que também eleva a PAC.

3 - Por fim, o próprio coração é diretamente estimulado pelo SNA, aumentando ainda mais o bombeamento cardíaco. Grande parte desse aumento é provocada pela elevação de frequência cardíaca que as vezes atinge valor três vezes maior que o normal. Além disso, sinais nervosos simpáticos exercem efeito direto importante, aumentando a força contrátil do músculo cardíaco, o que também aumenta a capacidade do coração de bombear maiores volumes de sangue. Durante estimulação simpática intensa, o coração pode bombear cerca de duas vezes mais sangue que as condições normais, o que contribui ainda mais para a elevação aguda da PA.

Alex Inácio Nunes

Mensagens : 30
Data de inscrição : 30/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

SISTEMA NERVOSO CONTROLE RÁPIDO DA P.A. Empty Re: SISTEMA NERVOSO CONTROLE RÁPIDO DA P.A.

Mensagem por jaymeandrioli Dom Nov 23, 2014 7:10 pm

https://www.youtube.com/watch?v=tnq2EAWoIDo video sobre regulacao da PA.

jaymeandrioli

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos