Fisiologia Geral 2014-2 Dom Bosco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eletrocardiograma

+3
Bruno paz
diessika batista de olive
Diego Souza
7 participantes

Ir para baixo

Eletrocardiograma Empty Eletrocardiograma

Mensagem por Diego Souza Ter Out 28, 2014 5:34 am

Vídeo sobre o eletrocardiograma.

https://youtu.be/61EkLPbNbjU

Diego Souza

Mensagens : 16
Data de inscrição : 19/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrocardiograma Empty Re: Eletrocardiograma

Mensagem por diessika batista de olive Ter Out 28, 2014 8:33 am

Eletrocardiograma..

O que é?
Exame que registra a atividade elétrica do coração, usualmente realizado em repouso. É um exame barato, de rotina, que faz parte do check-up cardiológico e oferece muitas informações ao cardiologista.

Para que serve?
O eletrocardiograma é usado para avaliar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, permitindo ao médico identificar arritmias cardíacas (alterações do ritmo do coração) e distúrbios na condução elétrica deste órgão.

Como é feito?
O paciente recebe eletrodos em regiões predeterminadas no peito, nos braços e nas pernas. Cada batimento do coração é captado pelos eletrodos, enviado a uma máquina que registrada os sinais em um papel, com o auxílio de agulhas.

Preparo
Não existe preparo específico. Nos homens com muito pelo no tórax pode ser necessária a realização de tricotomia (corte de pelos) para fixação dos eletrodos.

Valores de referência
O traçado do eletrocardiograma será analisado por cardiologista, que irá emitir um laudo a partir do traçado impresso pelas agulhas no papel.

diessika batista de olive

Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrocardiograma Empty Re: Eletrocardiograma

Mensagem por Bruno paz Ter Out 28, 2014 1:21 pm

alguem pode fala sobre o potencial de ação cardiaco ?

Bruno paz

Mensagens : 26
Data de inscrição : 29/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrocardiograma Empty Re: Eletrocardiograma

Mensagem por Gislaine de Souza freitas Ter Out 28, 2014 4:47 pm

Funcionamento do sistema elétrico do coração
O coração é um órgão ativado por estímulos elétricos, sendo composto por quatro câmaras: duas superiores e menores (átrios), e duas inferiores e maiores (ventrículos). Estas câmaras funcionam como uma bomba propulsora de sangue.

Esta bomba bate cerca de 100 mil vezes por dia, devendo ser eficaz durante toda a nossa vida. As paredes musculares de cada câmara se contraem em uma sequência precisa, impulsionando um volume máximo de sangue com o menor gasto de energia possível.

A contração das fibras musculares do coração (miocárdio) é controlada por uma descarga elétrica que flui através de vias elétricas do sistema de condução, em uma velocidade controlada. A descarga elétrica que inicia a cada batimento cardíaco origina-se no marcapasso natural do coração, chamado de nó sinusal ou sinoatrial, situado na parede do átrio direito. A frequência da descarga elétrica é influenciada pelos impulsos nervosos e pelos níveis de hormônios que circulam na corrente sanguínea.

O sistema nervoso autônomo (SNA) regula a frequência cardíaca através de seus dois componentes: sistema nervoso simpático (SNS) e parassimpático (SNPS). O SNS aumenta a frequência cardíaca, enquanto o SNPS a diminui. O SNS supre o coração com uma rede de nervos chamada de plexo simpático. O SNPS supre o coração através de um único nervo, chamado de nervo vago. A frequência cardíaca aumenta sob a influência dos hormônios circulantes do SNS (adrenalina e noradrenalina).

O hormônio tireoidiano também influencia a frequência cardíaca. Quando há excesso deste hormônio a frequência cardíaca torna-se muito elevada, no entanto, quando há deficiência do mesmo, o coração passa a bater muito lentamente. Geralmente, a frequência cardíaca normal em repouso é de 50 a 100 batimentos por minuto.

Entretanto, frequências cardíacas mais baixas (bradicardia sinusal) podem ser normais em adultos jovens, particularmente entre aqueles que apresentam um bom condicionamento físico. Variações da frequência cardíaca são normais durante as atividades do dia. Certos medicamentos e substâncias como a nicotina do cigarro e o álcool, também podem influenciar a  frequência cardíaca.

O sistema elétrico do coração

O nó sinusal ou sinoatrial inicia um impulso elétrico que flui sobre os átrios direito e esquerdo (câmaras cardíacas menores e superiores), fazendo que estes se contraiam. O sangue imediatamente será deslocado para os ventrículos (câmaras cardíacas maiores e inferiores). Quando o impulso elétrico chega ao nó atrioventricular (estação intermediária do sistema elétrico), este impulso sofre um ligeiro retardo.

Em seguida o impulso elétrico dissemina-se ao longo do feixe de His, o qual divide-se em ramo direito (direcionado para o ventrículo direito) e  ramo esquerdo (direcionado para o ventrículo esquerdo). Este último é dividido em dois fascículos: anterossuperior esquerdo e o posteroinferior direito.

Na sequência o impulso elétrico atinge os ventrículos fazendo com que estes se contraiam (sístole ventricular), permitindo a saída de sangue para fora do coração. O ventrículo esquerdo ejeta o sangue para o cérebro, músculos e outros orgãos do corpo humano. O ventrículo direito ejeta o sangue exclusivamente para a circulação do pulmão, para que este sangue seja enriquecido com oxigênio.

O ritmo cardíaco ditado pelo marcapasso natural do coração (nó sinusal) é chamado de ritmo sinusal. O ritmo cardíaco ditado pelo nó atrioventricular (estação intermediária do sistema elétrico do coração) é chamado de ritmo juncional. Muitas vezes, esse último ritmo pode não indicar uma doença cardíaca propriamente dita.

Arritmias cardíacas

A frequência cardíaca não responde só a ação do exercício e ao estado de repouso , mas também a estímulos como a ação de medicamentos e a situações fisiológicas como por exemplo, a dor, ansiedade ou excitação sexual (taquicardia sinusal). Apenas quando a frequência cardíaca é inadequadamente elevada (taquiarritmia) ou baixa (bradiarritmia) ou ainda, quando os impulsos elétricos são originados ou transmitidos por vias anormais, é que consideramos a presença de um ritmo anormal, chamado de arritmia cardíaca.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. Cardiologista Curitiba - CRM/PR 13700.

Gislaine de Souza freitas

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrocardiograma Empty Re: Eletrocardiograma

Mensagem por TAIS Ter Out 28, 2014 7:43 pm


TAIS

Mensagens : 66
Data de inscrição : 29/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrocardiograma Empty Re: Eletrocardiograma

Mensagem por ALECI Ter Out 28, 2014 7:57 pm

O potencial de ação (PA) registrado na fibra ventricular cardíaca tem em média 105 milivolts, o que significa que o potencial intracelular passa de um valor muito negativo, por volta de -85 milivolts, entre os batimentos para um valor ligeiramente positivo, em torno de +20 milivolts durante cada batimento. Após o potencial em “ponta”, inicial, a membrana permanece despolarizada durante cerca de 0,2 segundos, exibindo um platô, que se segue por repolarização repentina. A presença desse platô no PA faz a contração muscular do coração durar até 15 vezes mais que as contrações observadas no m. esquelético.

ALECI

Mensagens : 25
Data de inscrição : 15/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrocardiograma Empty Re: Eletrocardiograma

Mensagem por marcos alberto Ter Out 28, 2014 8:48 pm

RELAÇÃO DO ELETROCARDIOGRAMA COM O CICLO CARDÍACO

As ondas P, Q, R, S e T são voltagens elétricas geradas pelo coração e registrada pelo eletrocardiográfico na superfície do corpo.
A onda P é causada pela disseminação da despolarização pelos átrios, e isso é seguido pela contração atrial, que causa aumento discreto na curva de pressão imediatamente após a onda P eletrocardiográfica.
Passado mais ou menos 0,16 segundos após a onda P, as ondas Q, R, S surgem como resultado da despolarização eletricas dos ventrículos, o que inicia a contração ventricular e faz com que a pressão ventricular comece a aumentar, portanto, o complexo Q, R, S se inicia pouco antes do início da sístole ventricular.
E a onda T ventricular no eletrocardiograma representa o estágio de repolarização dos ventrículos quando suas fibras musculares começam a relaxar. Portanto, a onda T surge pouco antes do final da contração ventricular.

marcos alberto

Mensagens : 30
Data de inscrição : 29/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrocardiograma Empty Re: Eletrocardiograma

Mensagem por marcos alberto Qua Out 29, 2014 12:10 pm

Bruno paz escreveu:alguem pode fala sobre o potencial de ação cardiaco ?

O QUE CAUSA O POTENCIAL DE AÇÃO PROLONGADO E O PLATÔ?

O potencial de ação do músculo cardíaco é originado pela abertura de canais de dois tipos:
1- os mesmos canais rápidos de sódio, tais quais nos músculos esqueléticos.
2- grupo completamente diferentes de canais, os canais lentos de cálcio que também são referidos como canais de cálcio-sódio.
Essa segunda população de canais difere dos canais de sódio rápidos por serem mais lentos para se abrir, e mais importante por continuarem abertos por vários décimos de segundos. Durante esse tempo, grande quantidade de íons e sódio penetra nas fibras miocardicas por esses canais mantendo o prolongado período de despolarização, causando o platô do potencial de ação. Além disso, os íons cálcio, entrando durante a fase de platô, ativam o processo da contração muscular, diferentemente dos íons cálcio que causam as contrações dos músculos esqueléticos originados do retículo sarcoplasmatico intracelular

marcos alberto

Mensagens : 30
Data de inscrição : 29/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrocardiograma Empty Re: Eletrocardiograma

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos