Fisiologia Geral 2014-2 Dom Bosco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

pressao arterial

3 participantes

Ir para baixo

pressao arterial  Empty pressao arterial

Mensagem por Larissa.Acosta Dom Nov 30, 2014 5:13 pm

Como ocorre a queda da pressao arteral?

Larissa.Acosta

Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

pressao arterial  Empty Re: pressao arterial

Mensagem por Rafael de Oliveira Motter Dom Nov 30, 2014 5:50 pm

Vários fatores podem ocasionar a queda da PA, mas pense que, sempre que houver queda da PA, o SNP estará elevado, em contra partida o SNS estará em baixa atividade!

Rafael de Oliveira Motter

Mensagens : 71
Data de inscrição : 29/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

pressao arterial  Empty Re: pressao arterial

Mensagem por Cezar Francisco Molinari Dom Nov 30, 2014 9:31 pm

Quedas de pressão podem acontecer em situações que favorecem a perda do controle do fluxo de sangue e a hipovolemia, ou seja, a diminuição da quantidade de sangue no corpo. Desidratação, jejum prolongado, uso excessivo de medicações contra a hipertensão, de diuréticos e de remédios para emagrecer, entre outros, podem ser os responsáveis por essa condição. Da mesma forma, nos dias de calor, a tendência é diminuírem os níveis de pressão, porque as artérias ficam mais dilatadas e o sangue não precisa exercer muita força para circular.

Quedas de pressão podem ocorrer também, quando a pessoa se levanta de repente depois de muito tempo deitada, agachada ou sentada, em decorrência de um déficit momentâneo na irrigação do cérebro por causa do retorno venoso mais lento e do subsequente débito cardíaco. Nesse caso, elas recebem o nome específico de hipotensão postural ou ortostática. Esses quadros são mais frequentes nos idosos tratados com drogas hipertensivas ou nos portadores de diabetes. Já a chamada hipotensão neuralmente mediada pode manifestar-se quando a pessoa fica muito tempo em pé, parada, sem se movimentar, ou em resposta a uma experiência de grande impacto emocional.

O limite aceitável da hipotensão é determinado pela capacidade de perfusão tecidual, ou seja, pelo fluxo sanguíneo e aporte de oxigênio oferecido aos tecidos para mantê-los funcionando. Abaixo desses níveis, a situação é considerada de choque circulatório, estabelecido ou iminente, uma urgência médica de extrema gravidade.

Cezar Francisco Molinari

Mensagens : 46
Data de inscrição : 22/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

pressao arterial  Empty Re: pressao arterial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos