Fisiologia Geral 2014-2 Dom Bosco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

os fatores que determinam o desempenho cardíaco

Ir para baixo

os fatores que determinam o desempenho cardíaco Empty os fatores que determinam o desempenho cardíaco

Mensagem por Taimy Duarte Ortiz Dom Nov 30, 2014 9:45 am

Os dois principais fatores são a pressão arterial e o débito cardíaco. A pressão arterial é a pressão dentro do vaso sanguíneo, resultado da contração do coração a cada batimento, como também da contração dos vasos quando o sangue passa por eles. O débito cardíaco significa o volume de sangue bombeado pelo coração a cada minuto. Por isso, é necessário que tanto a pressão arterial como o débito cardíaco estejam adequados para permitir a manutenção da vida do ser humano.

O desempenho cardíaco depende de quatro fatores que são essenciais: pré-carga, pós-carga, contratilidade ventricular e freqüência cardíaca.

A pré-carga refere-se ao grau de tensão do músculo quando ele começa a se contrair, período antes do início da sístole. Uma redução na pré-carga significa uma redução no volume de ejeção como no volume e pressão diastólica final. Já um aumento da pré-carga gera um aumento na pressão ventricular, assim como na geração do fluxo, ou seja, na pressão como que o sangue circulará no corpo.

A pós-carga é o termo direcionado para a pressão na artéria na saída do ventrículo ou a pressão arterial contra a qual o ventrículo deve exercer na contração cardíaca.

A contratilidade ventricular significa a força externa do músculo cardíaco ou do ventrículo. Quanto maior a contratilidade, maior será a pressão, maior o volume de ejeção, mesmo que a pré-carga e a resistência arterial não sofram alterações.

A freqüência cardíaca está relacionada ao funcionamento do coração, pois o débito cardíaco é determinado pela freqüência e a quantidade de volume sistólico, portanto normalmente um fator tem influência determinante no outro.

Taimy Duarte Ortiz

Mensagens : 18
Data de inscrição : 05/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos