função das válvulas cardíacas.

Ir em baixo

função das válvulas cardíacas.

Mensagem por thiago salvador em Ter Nov 04, 2014 11:53 am

Pode-se analisar que as quatro válvulas cardíacas estão orientadas de modo tal que o sangue nunca pode fluir para trás, mas, unicamente, para frente, quando o coração contrai. A válvula tricúspide impede o refluxo do ventrículo direito para o átrio direito e a válvula mitral impede o refluxo do ventrículo esquerdo para átrio esquerdo, enquanto as válvulas pulmonar e aórtica, respectivamente, impedem o reflexo para os ventrículos direito e esquerdo do sangue dos sistemas pulmonar e arterial sistêmico. Essas válvulas exercem funções idênticas às das válvulas de qualquer bomba de compressão, pois nenhuma bomba desse tipo pode funcionar se fluir líquido nos dois sentidos.

thiago salvador

Mensagens : 9
Data de inscrição : 12/08/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: função das válvulas cardíacas.

Mensagem por Rafael Ferreira em Qua Nov 12, 2014 5:58 pm

Ou seja limita a passagem do sangue entre átrios e ventrículos

Rafael Ferreira

Mensagens : 21
Data de inscrição : 29/07/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: função das válvulas cardíacas.

Mensagem por David Leite em Sab Nov 15, 2014 4:32 pm

As válvulas cardíacas são estruturas internas do coração cuja função é garantir o sentido correto da corrente sangüínea. Constituem-se de finos folhetos de tecido fibroso denominados cúspides, que se prendem às paredes internas do músculo cardíaco por meio de cordoalhas e dos músculos denominados papilares. Esses folhetos abrem-se ou fecham-se em função das diferenças de pressão entre as câmaras cardíacas, átrios e ventrículos, e entre estas e os grandes vasos que partem do coração em direção aos pulmões (artérias pulmonares) e ao restante do corpo, aorta.

David Leite

Mensagens : 20
Data de inscrição : 02/08/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: função das válvulas cardíacas.

Mensagem por TAIS em Ter Nov 18, 2014 4:20 pm

Valvas cardíacas PB ou Válvulas cardíacas PE são estruturas formadas basicamente por tecido conjuntivo que se encontra à saída de cada uma das quatro câmaras do coração.

Se interpõem entre átrios e ventrículos bem como nas saídas das artérias aorta e artéria pulmonar. Elas permitem o fluxo de sangue em um único sentido não permitindo que este retorne fechando-se quando o gradiente pressórico se inverte. O que regula a abertura e fechamento das valvas são as pressões dentro das câmaras cardíacas.

Existem quatro valvas no coração que são:

Mitral ou bicúspide - Possui dois folhetos lembrando o formato de uma mitra. Permite o fluxo sanguíneo entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo.
Tricúspide - Possui três folhetos. Permite o fluxo sanguíneo entre o átrio direito e o ventrículo direito.
Aórtica - Permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo esquerdo em direção à aorta.
Pulmonar - Permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo direito em direção à artéria pulmonar.

Funcionamento esquemático das valvas coronárias
À esquerda a valva mitral localiza-se entre o átrio ou aurícula esquerda e o ventrículo esquerdo, à direita a valva tricúspide está entre o átrio ou aurícula direita e o ventrículo direito. Entre o ventrículo esquerdo e a aorta encontra-se a valva aórtica e entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar há a valva pulmonar.

As valvas pulmonar e aórtica (chamadas também de valvas semilunares1 ) permitem que o sangue vá do ventrículo para a artéria, mas não permitem que o sangue reflua para trás da artéria para o coração:

Na diástole o coração está relaxado, abrem-se as cavidades cardíacas, entra o sangue nos átrios e depois nos ventrículos, mas não reflui o sangue para trás da artéria para coração porque as valva pulmonar e aórtica estão fechadas nesse momento.
Na sístole o coração se contrai e o sangue deve ir dos ventrículos para as artérias, então as valvas pulmonar e aórtica estão abertas, O sangue não reflui para trás em direção ao átrios porque na sistole ventricular as valvas tricúspide e mitral se fecham.

TAIS

Mensagens : 66
Data de inscrição : 29/07/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: função das válvulas cardíacas.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum