Nódulo sinoatrial

Ir em baixo

Nódulo sinoatrial

Mensagem por Diogenes Felipe em Dom Nov 02, 2014 9:43 pm

Na parede do átrio direito, próximo a desembocadura da veia cava superior, há uma pequena massa de células musculares cardíacas especializadas, denominadas nó sinoatrial.

Em condições de repouso, as células musculares cardíacas se despolarizam espontaneamente, sem qualquer estímulo externo e geram um potencial de ação aproximadamente 80 a 100 vezes por minuto.

Outras regiões do músculo cardíaco também podem sofrer esta despolarização espontânea e gerar um potencial de ação, porém elas o fazem com um potencial de ação bem menor do que o gerado pelo nó sinoatrial.

Como resultado, impulsos elétricos do nó sinoatrial se propagam para esta área e as estimulam mais frequentemente, de tal modo que elas nem chegam a gerar seus próprios potenciais de ação. Dessa forma, a velocidade de descarga do nó sinoatrial determina o ritmo para o coração e por esta razão o nó sinoatrial é considerado o marca-passo cardíaco, determinando a origem do impulso elétrico que irá desencadear as contrações nas células musculares cardíacas.

As contrações iniciadas no nó sinoatrial chegam às regiões superiores dos átrios e segue em direção as válvulas atrioventriculares. Esta ação irá contribuir para a movimentação do sangue dos átrios para os ventrículos.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online
http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/30349/no-sinoatrial#ixzz3HyBKmu1d

Diogenes Felipe

Mensagens : 20
Data de inscrição : 31/07/2014
Idade : 24

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nódulo sinoatrial

Mensagem por Raphael Galan em Seg Nov 03, 2014 11:52 am

Atua como um marcapasso, controlando a frequência dos batimentos, é responsável pelo automatismo cardíaco, se localiza no átrio direito e manda impulsos elétricos que precorrem as paredes dos átrios e estimula o nó atrioventricular, localizado aproximadamente no septo de mesmo nome, sendo responsável pelos impulsos que percorrem as paredes ventriculares.Ocasionando a contração cardíaca, que pode ser aumentada ou diminuída através do controle do sistema nervoso simpático e parassimpático cardíacos. aspectos cardio vascular.

O nódulo sinoatrial é uma estrutura anatômica localizada na parede ântero-superior do átrio direito, lateralmente à abertura da veia cava superior.

Raphael Galan

Mensagens : 25
Data de inscrição : 28/07/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nódulo sinoatrial

Mensagem por jaymeandrioli em Dom Nov 23, 2014 7:14 pm


jaymeandrioli

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/08/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Nodo Atrioventricular

Mensagem por jaymeandrioli em Dom Nov 23, 2014 7:18 pm

Principal funcao: passar a despolarizacao do atrio para o ventrículo e o atraso na passagem da despolarizacao.


jaymeandrioli

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/08/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nódulo sinoatrial

Mensagem por Sheila Denise em Sex Nov 28, 2014 11:56 am

A excitação cardíaca começa no nodo sino-atrial (SA), situado na parede atrial direita, inferior a abertura da veia cava superior. Propagando-se ao longo das fibras musculares atriais, o potencial de ação atinge o nodo atrioventricular (AV), situado no septo interatrial, anterior a abertura do seio coronário. Do nodo AV, o potencial de ação chega ao feixe atrioventricular (feixe de His), que é a única conexão elétrica entre os átrios e os ventrículos.
Após ser conduzido ao longo do feixe AV, o potencial de ação entra nos ramos direito e esquerdo, que cruzam o septo interventricular, em direção ao ápice cardíaco.
Finalmente, as miofibras condutoras (fibras de Purkinje), conduzem rapidamente o potencial de ação, primeiro para o ápice do ventrículo e após para o restante do miocárdio ventricular.

Sheila Denise

Mensagens : 13
Data de inscrição : 26/08/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nódulo sinoatrial

Mensagem por Rafael de Oliveira Motter em Sex Nov 28, 2014 8:01 pm

A respeito da disfunção no nódulo sino-atrial:
Disfunção do nódulo sino-atrial é a incapacidade apresentada pelo coração em manter uma freqüência adequada às necessidades orgânicas, provocando sintomas, devido ao fluxo sangüíneo diminuído. Habitualmente, a redução da freqüência cardíaca se manifesta no eletrocardiograma (ECG) como: bradicardia sinusal persistente, bloqueio sino-atrial de 2Qº grau, pausas ou paradas sinusais passageiras, ritmos de escape passivos, juncionais ou idioventriculares, flutler ou fibrilação atriais com resposta ventricular lenta e síndrome bradicardia-taquicardia.

Rafael de Oliveira Motter

Mensagens : 71
Data de inscrição : 29/07/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nódulo sinoatrial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum