VIAS RESPIRATÓRIAS

Ir em baixo

VIAS RESPIRATÓRIAS

Mensagem por TAIS em Ter Nov 25, 2014 5:21 am

ZONAS CONDUTORAS:

CÉLULAS PRODUTORAS DE MUCO, E CÉLULAS COM CILIOS = PURIFICADORA DO AR.

ZONA RESPIRATÓRIA:

ALVEOLUS = PAREDE FINA FACILITANDO AS TROCAS DOS ALVELOS PARA OS CAPILARES.

TAIS

Mensagens : 66
Data de inscrição : 29/07/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAS RESPIRATÓRIAS

Mensagem por Diego Souza em Qua Nov 26, 2014 9:54 am

s vias respiratórias são constituídas por uma série de dutos que permitem ao ar passar do ambiente externo aos pulmões e vice-versa. O ar entra pelo nariz percorre as fossas nasais e passa para a faringe; daí desce pela laringe que é continuada pela traquéia. Esta, chegando no tórax, se bifurca em dois ramos, o brônquio direito e o brônquio esquerdo que chegam aos respectivos pulmões. Para a respiração contribui também a caixa torácica, da qual os movimentos de expansão e de redução são essenciais para que o ar possa entrar e sair das vias respiratórias.
Fossas nasais e faringe, mesmo fazendo parte das vias respiratórias, desempenham ainda outras funções: as fossas nasais são a sede do sentido do olfato, enquanto a faringe pode ser considerada também um órgão do aparelho digestivo desde que por ela (ou melhor, pela porção faringe que está atrás da boca) passa o bolo alimentar, além do ar.
A laringe, a traquéia, os brônquios e os pulmões são, ao contrário, órgãos unicamente respiratórios e não tem outras funções. Ocupar-nos-emos aqui destes órgãos, enquanto as fossas nasais e a faringe terão o seu lugar nos capítulos dedicados aos órgãos do sentido e ao aparelho digestivo.

Diego Souza

Mensagens : 16
Data de inscrição : 19/09/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum