Fisiologia Geral 2014-2 Dom Bosco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

VIAS RESPIRATÓRIAS

3 participantes

Ir para baixo

VIAS RESPIRATÓRIAS Empty VIAS RESPIRATÓRIAS

Mensagem por TAIS Ter Nov 25, 2014 5:17 am

VIAS RESPIRATÓRIAS = AQUECER E UMIDIFICAR O AR.

OS BRONQUIOS = FUNÇÃO PRINCIPAL É DE TRANSPORTE DO AR, MUSCULATURA LISA.

DUTOS ALVEOLARES / SACOS ALVEOLARES = RESPIRAÇÃO PROPRIAMENTE, E AS TROCAS.

SNP = BRONCOCONSTRIÇÃO / AUMENTA A SECREÇÃO (GRIPE)
SNP = BRONCODILATAÇÃO

TAIS

Mensagens : 66
Data de inscrição : 29/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

VIAS RESPIRATÓRIAS Empty Re: VIAS RESPIRATÓRIAS

Mensagem por TAIS Ter Nov 25, 2014 3:46 pm

Vias respiratórias são assim denominadas as estruturas responsáveis pelo transporte do ar aos pulmões no organismo humano. Essas estruturas são anatomicamente separadas em:

Cavidade Nasal (nasofaringe)
Faringe
Laringe
Traquéia
Brônquios
Bronquíolos (respiratórios e terminais)
Alvéolos

O epitélio respiratório (pseudoestratificado, ciliado, não-queratinizado) é a mucosa que reveste boa parte do trato respiratório, estendendo-se das Cavidade Nasal até os brônquios. Esse muco é responsável pela filtração, aquecimento, e umidificação do ar inspirado. A filtração é possível graças à presença de muco secretado pelas células caliciformes e dos cílios que orientam seus batimentos em direção à faringe, impedindo a entrada de partículas estranhas no pulmão; enquanto o aquecimento é garantido pela rica vascularização do tecido, principalmente nas fossas nasais.

A traquéia é formada por anéis incompletos de cartilagem em forma de "C", feixes musculares lisos, uma capa interna de epitélio respiratório, e mais externamente de tecido conjuntivo que envolve todas essas estruturas. Inferiormente se subdivide e dá origem a dois brônquios que penetram no pulmão pelo hilo do pulmão.

Os brônquios, à medida que penetram no pulmão, vão sofrendo sucessivas ramificações até virarem bronquíolos terminais.

TAIS

Mensagens : 66
Data de inscrição : 29/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

VIAS RESPIRATÓRIAS Empty Re: VIAS RESPIRATÓRIAS

Mensagem por ALECI Ter Nov 25, 2014 6:44 pm

A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico.

Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.

O intercâmbio dos gases faz-se ao nível dos pulmões, mas para atingi-los o ar deve percorrer diversas porções de um tubo irregular, que recebe o nome conjunto de vias aeríferas.

ALECI

Mensagens : 25
Data de inscrição : 15/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

VIAS RESPIRATÓRIAS Empty Re: VIAS RESPIRATÓRIAS

Mensagem por Sheila Denise Ter Nov 25, 2014 7:03 pm

A respiração compõe-se de três partes: a entrada de ar ou inspiração, a apneia que é uma pequena paragem e a expiração, ou seja, a saída do ar. Para respirar é indispensável efectuar movimentos ao nível da caixa torácica que possibilitem a inspiração e expiração. Os músculos intercostais, escalenos, abdominais e o diafragma entre outros, asseguram os movimentos necessários.
As vias respiratórias são constituídas por uma série de ductos que permitem ao ar passar do ambiente externo aos pulmões e vice-versa. O ar entra pelo nariz percorre as fossas nasais e passa para a faringe; daí desce pela laringe que é continuada pela traqueia. Esta, chegando no tórax, bifurca-se em dois ramos, o brônquio direito e o brônquio esquerdo que chegam aos respectivos pulmões. Para a respiração contribui também a caixa toráxica, da qual os movimentos de expansão e de redução são essenciais para que o ar possa entrar e sair das vias respiratórias.
Fossas nasais e faringe, mesmo fazendo parte das vias respiratórias, desempenham ainda outras funções: as fossas nasais são a sede do sentido do olfacto, enquanto a faringe pode ser considerada também um órgão do aparelho digestivo desde que por ela (ou melhor, pela porção faringe que está atrás da boca) passa o bolo alimentar, além do ar.
A laringe, a traqueia, os brônquios e os pulmões são, ao contrário, órgãos unicamente respiratórios e não tem outras funções.



Sheila Denise

Mensagens : 13
Data de inscrição : 26/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

VIAS RESPIRATÓRIAS Empty Re: VIAS RESPIRATÓRIAS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos